Este espaço sintetiza parte da minha prática inclusiva, sugerindo alguns recursos e disponibilizando algumas leituras acerca da inclusão.
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
O AEE e suas especificidades
Esta disciplina (AEE), ampliou os meus conhecimentos acerca do trabalho que de fato deve ser realizado preferencialmente na Sala de Recursos Multifuncionais, através do professor do Atendimento Educacional Especializado, e suas funções, que são primordiais para a desenvoltura de uma escola inclusiva. Abarcou ainda a funcionalidade do estudo de caso e do plano de AEE na prática escolar, e ainda demonstrou como este trabalho em consonância com o trabalho dos demais funcionários da escola possibilitam uma prática real da inclusão.
Neste sentido, foi possível perceber o quão desafiadora se faz a prática diária do professor da SRM, pois, este irá considerar as necessidades específicas de cada aluno ao desenvolver a sua prática, onde produzirá recursos didáticos/pedagógicos, a fim de romper as barreiras de acessibilidade, dando lugar ao desenvolvimento pleno deste educando que irá desenvolver as suas habilidades junto ao AEE e a sala de aula comum; ainda irá orientar os profissionais envolvidos neste processo, juntamente com a família, a fim de propiciar a formação deste aluno como cidadão crítico.
Entretanto, para que esta proposta aconteça foi apresentado o estudo de caso, onde o professor irá fazer uma escuta pedagógica junto aos profissionais da escola, a família e ainda observar este aluno em suas práticas comuns realizadas no ambiente escolar, para assim, construir o plano do AEE, que abarque todas as possibilidades de desenvolvimento deste educando.
Este plano do Atendimento Educacional Especializado, virá de encontro com as especificidades apresentadas por este educando durante todo o processo de estudo do caso, sendo realizado a partir de objetivos a serem atingidos, descrevendo a organização deste atendimento e oferecendo atividades a serem realizadas a partir dos recursos selecionados (tecnologias assistivas, jogos pedagógicos, leituras diversificadas, teatros, músicas, vídeos, filmes, entre outros recursos, para desenvolver as habilidades deste educando.).
Durante este processo, é função do professor de AEE, verificar a funcionalidade das ações exercidas, avaliando o que deve ser retomado e quais os avanços obtidos. Para tanto, ele deverá observar este educando dentro do seu processo escolar, considerando a visão do professor da sala comum, para assim estabelecer parcerias efetivas que visem o desenvolvimento deste educando.
Desta forma, para que este trabalho se consolide, é necessário a realização de cursos de formação continuada para que os profissionais envolvidos estejam sempre abertos a novos conhecimentos, enriquecendo assim a prática diária no ambiente escolar.
Portanto, percebe-se que este trabalho visa que o profissional responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, se prontifique em desenvolver as várias etapas do seu trabalho, mostrando assim que acredita na inclusão, contribuindo para a formação/construção de uma verdadeira escola inclusiva.
Assinar:
Postagens (Atom)