Um recurso simples e fácil de fazer para auxiliar nos cuidados e estimulação de crianças com atraso no desenvolvimento neuromotor é a calça de contenção, também chamada de “calça da vovó” ou calça-almofada. Ela pode ser usada como um suporte para a criança sentar enquanto está brincando e é usada inclusive em algumas atividades de fisioterapia ou terapia ocupacional.
A calça pode ser usada de inúmeras formas: pôr a criança deitada de costas, de barriga para baixo, sentada encostado no cós e as pernas a envolvendo na frente, ou encostada nas pernas dobradas e envolvida na frente pelo cós, apoiada de bruços como se fosse um rolo, enfim, dá para usar muito a criatividade e adaptá-la às necessidades da criança.
Você vai precisar:
- uma calça jeans usada
- flocos de espuma
- retalhos de tecido
- retalhos de tecido coloridos e com diferentes texturas
- cerca de 12 sacolas de supermercado
Como fazer:
- Leve a calça a uma costureira e peça para fechar com costura as aberturas nas pernas (embaixo) e colocar um zíper na cintura (em cima). Peça também para tirar qualquer detalhe metálico como botões, zíperes, rebites, etc.
- Se possível, peça para ela aplicar alguns retalhos de tecidos coloridos e com texturas diferentes nas pernas, que servem ao mesmo tempo de estimulação tátil e visual da criança e também deixam a calça mais bonita. Os apliques também podem ser feitos manualmente com agulha e linha, antes de colocar o enchimento na calça.
Para o enchimento, misture os flocos de espuma com os retalhos de tecido e encha as sacolas de supermercados. A mistura de espuma com tecido faz com que a calça não fique nem muito leve nem muito pesada. Coloque o enchimento dentro das sacolas de supermercado, amarre-as e coloque dentro da calça, preenchendo todo o espaço.
Colocar o enchimento dentro das sacolas vai ajudar a deixar a calça mais dobrável, como articulações, favorecendo o uso da calça em diferentes posições, e também a remover o enchimento quando precisar lavar a calça.
- Feche o zíper e pronto, sua “calça da vovó” está pronta!