segunda-feira, 20 de maio de 2013

As conquistas e as dificuldades em ser um aluno a distância: "A formação no Ambiente Virtual"


A Formação no Ambiente Virtual
Cursista: Marília Soares de Oliveira
Goiânia, 29 de abril de 2013.

De acordo com a leituras realizada previamente, acerca de como utilizar a internet na educação, e sobre o que é um bom curso a distância, escritos por Moran (1997/2007), percebe-se que a formação através do Ambiente Virtual se propaga de forma desafiadora, pois a internet é um meio tanto de formação como de descentralização do conhecimento. Sendo assim há vários caminhos, bons e ruins, por isso é necessário haver uma análise real dos seus objetivos ao utilizá-la.
Por outro lado, percebe-se que a EAD é uma forma acessível de realizar uma formação, pois apresenta uma ampla flexibilidade de horários e acessos. A EAD permite que o cursista faça o seu horário individual de estudo, e ainda propõe estratégias de organização do tempo para que você não se perca diante da sensação de “descompromisso”. Ao contrário, é necessário que você diante desta grande flexibilidade, tenha uma disciplina ao realizar a formação, se propondo assim, a estipular horários de estudos e leituras.
Percebe-se também, que a EAD, é muito benéfica no que diz respeito a interação entre os cursistas, pois o acesso ao outro se dá de forma interativa e direta, não havendo dificuldades em perceber as ideias alheias, já que elas ficam disponíveis como leituras a todos os demais cursistas. Nesse aspecto, há que se ressaltar, que os professores também são mais acessíveis, e acabam se dedicando mais a perceber individualmente cada aluno, dando a disponibilidade de diálogo aberto aos cursistas que podem questionar, salientar e até mesmo sugerir ideias acerca do conteúdo que está sendo ministrado.
Esta forma de educação, traz consigo a internet como aliada, pois permite a realização de pesquisas e de várias fontes de saberes sobre determinado assunto. Entretanto, há que fazer uma seleção dos resultados, pois, a internet e uma via de publicação livre onde há materiais redundantes, mas há também materiais descartáveis, sem nenhum aprofundamento teórico. Cabe ao cursista saber selecionar o que lhe é pertinente no que diz respeito a pesquisa.
Dessa forma, não podemos durante a formação no ambiente virtual, nos ater somente a internet, como afirma Moran (1997) “Não podemos deslumbrar-nos com a pesquisa na internet e deixar de lado outras tecnologias. A chave do sucesso está em integrar a internet com as outras tecnologias – vídeo, televisão, jornal, computador.”. Ou seja, devemos integrar a internet com as demais ferramentas que já tínhamos antes dela.
Portanto, para realizar uma formação no ambiente virtual, ou seja, para fazer um curso a distância é necessário haver um comprometimento por parte do professor/tutor e por parte dos cursistas, sendo que ambos precisam se integrar de forma que o humano e o tecnológico utilizem-se como ferramentas de construção do saber sem dicotomia e sem dissociação. Sendo assim, iremos a cada dia mais ter sede desta formação e ao final sentiremos um gostinho de quero mais, criando vínculos de amizade a serem usufruídos durante a vida.

2 comentários:

  1. Estamos tendo a oportunidade de enfrentar esse desafio e posso dizer tem sido muito bom e enriquecedor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, novas experiências nos traz crescimento, enriquece nossa prática e todo desafio é engrandecedor, nos move a caminho de um novo saber.
    Parabéns pelo Blog, tenho certeza que este será um espaço de trocas.
    Um abraço

    *estou te esperando no meu blog.

    ResponderExcluir