Um recurso simples e fácil de fazer para auxiliar nos cuidados e estimulação de crianças com atraso no desenvolvimento neuromotor é a calça de contenção, também chamada de “calça da vovó” ou calça-almofada. Ela pode ser usada como um suporte para a criança sentar enquanto está brincando e é usada inclusive em algumas atividades de fisioterapia ou terapia ocupacional.
A calça pode ser usada de inúmeras formas: pôr a criança deitada de costas, de barriga para baixo, sentada encostado no cós e as pernas a envolvendo na frente, ou encostada nas pernas dobradas e envolvida na frente pelo cós, apoiada de bruços como se fosse um rolo, enfim, dá para usar muito a criatividade e adaptá-la às necessidades da criança.
Você vai precisar:
- uma calça jeans usada
- flocos de espuma
- retalhos de tecido
- retalhos de tecido coloridos e com diferentes texturas
- cerca de 12 sacolas de supermercado
Como fazer:
- Leve a calça a uma costureira e peça para fechar com costura as aberturas nas pernas (embaixo) e colocar um zíper na cintura (em cima). Peça também para tirar qualquer detalhe metálico como botões, zíperes, rebites, etc.
- Se possível, peça para ela aplicar alguns retalhos de tecidos coloridos e com texturas diferentes nas pernas, que servem ao mesmo tempo de estimulação tátil e visual da criança e também deixam a calça mais bonita. Os apliques também podem ser feitos manualmente com agulha e linha, antes de colocar o enchimento na calça.
Para o enchimento, misture os flocos de espuma com os retalhos de tecido e encha as sacolas de supermercados. A mistura de espuma com tecido faz com que a calça não fique nem muito leve nem muito pesada. Coloque o enchimento dentro das sacolas de supermercado, amarre-as e coloque dentro da calça, preenchendo todo o espaço.
Colocar o enchimento dentro das sacolas vai ajudar a deixar a calça mais dobrável, como articulações, favorecendo o uso da calça em diferentes posições, e também a remover o enchimento quando precisar lavar a calça.
- Feche o zíper e pronto, sua “calça da vovó” está pronta!
Olá Marilia,
ResponderExcluirExcelente a sua postagem, realmente é recurso barato, de fácil confecção e como você mesma descreveu, com inúmeras possibilidades de uso, proporcionando ao educando participar das atividades propostas e também conforto durante as aulas. Parabéns
Um abraço
Marilia, ótima sugestão, gostei da dica de como fazer, quero confeccionar uma pra mim, pois vai ajudar muito nos atendimentos com os alunos que tem a deficiência física.
ResponderExcluirUm abraço
Aryana
Excelente indicação! Recurso fácil de ser confeccionado e muito necessário nos atendimentos. Só precisamos ter o cuidado de, no caso de aluno cadeirante, buscar informações sobre a possibilidade do mesmo sair da cadeira de rodas.
ResponderExcluirEsse recurso da "Calça da vovó" foi um grande ganho do estudo da deficiência física. Pois, é algo tão simples que contribui de forma significativa para autonomia dos educandos como no caso MAC. Parabéns.
ResponderExcluirOlá Marília!
ResponderExcluirO uso desse recurso para o aluno com mobilidade reduzida é um meio em que o professor do AEE se aproxima ainda mais do aluno,gerando afetividade, vale ressaltar que é importante se informar com o terapeuta ocupacional se não há nenhum problema em retirar o aluno da cadeira de roda. Não é mesmo?
Um abraço!
Ao pesquisar sobre TA encontrei esse recurso nomeado como Calça de Posicionamento: ideal para posicionar o aluno sem controle de tronco durante atividade realizada no chão. Esse recurso é realmente prático, eficiente e fácil de confeccionar.
ResponderExcluirExcelente a sua contribuição, Marília!
EXCELENTE!
ResponderExcluir