sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quadro de Rotinas

Público alvo: Educandos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), em idade escolar.

Local de utilização: Ambiente escolar e/ou familiar.


Este recurso visa estabelecer uma rotina para o educando/criança com TEA. É composto por "plaquinhas" que tem o nome da atividade e uma ilustração, para que este além de reconhecer as imagens, ainda associe-as aos símbolos escritos. A cada momento do dia o tutor do quadro (professor e/ou mãe) irá pegar a plaquinha antes da atividade a ser realizada, mostrará a que se destina e explicará como se dará esta atividade, montando assim uma rotina diária norteada. Com o tempo educando/criança irá reconhecer todas as placas e sempre saberá o que acontecerá no meio em que está inserido.







Eu utilizo o recurso com todos os meus educandos com TEA, e tenho obtido resultados maravilhosos! Os professores envolvidos sempre elogiam o recurso e o resultado que ele constrói com a criança. Fica a dica!

6 comentários:

  1. Marilia, realmente o quadro de rotinas contribuem significamente para o desenvolvimento das pessoas com TEA,Parabéns, ficou muito lindo o se quadro de rotinas, baseando no seu vou construir os meus, abraços...

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em inspirar você a construir um quadro de rotinas! Com meus educandos está dando muito certo! Espero que com os seus os objetivos também sejam alcançados!

    ResponderExcluir
  3. O quadro de rotina é uma forma eficiente de fazer com que o aluno com TGD assimile sua rotina diária. Parabéns Prof.ª Marília!

    ResponderExcluir
  4. A atividade proposta facilita muito a rotina e a segurança do aluno, que saberá concretamente o que irá fazer durante aquele dia! Parabéns pelo emprenho e pela atividade!

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar rotinas com os educandos com TEA facilita a interação e permite uma organização do tempo nas atividades desenvolvidas na escola. É interessante que esse recurso possa ser utilizado também para estabelecer uma rotina em casa. Lindo trabalho! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. ótima sugestão de recurso, uma vez que orienta as crianças com o transtorno a se organizar no tempo e espaço. Obrigada por contribuir ricamente com o material sugerido.

    ResponderExcluir